26.10.05

Democracia vs República

República Federativa do Brasil
Você irá ver com muita freqência esta frase em vários documentos que estão em tua carteira, mas eu tenho certeza de que nem você, nem a maioria dos brasileiros (provavelmente tambem não sabe o que quer dizer isto)abe o que é. Faz muitos e muitos anos, que saíram por aí falando que o país onde vivemos, é um país democrático, porem nem os próprios políticos sabem o que significa democracia. Será que república e democracia são a mesma coisa, será possível coexistirem juntas? Ou não? Prá sabermos mais sobre isto, seremos obrigados a pensar um pouco.
Vejamos então... Democracia = DOUTRINA POLÍTICA QUE PREGA A REPARTIÇÃO IGUALITÁRIA DO PODER E DA AUTORIDADE SOBERANA DO ESTADO, COM TODA A POPULAÇÃO DESTE MESMO ESTADO. De cara, você percebe que tem alguma coisa errada nessa conversa!!! De fato, a palavra democracia quer dizer "governo do povo", mas ainda aqui cabem duas interpretações distintas as quais resultam em resultados totalmente opostos.
I- Governo do povo.
Neste primeiro ponto de vista, vemos que podemos interpretar como: "o modo de governar o povo", ou seja, o povo é submetido à organização dum estado democratizador.
II- Governado pelo povo.
Neste segundo ponto de vista, vemos a existência de um estado, supostamente não liderado, onde cada indivíduo se auto governa, e ao mesmo tempo todos governam tudo. Uma espécie de cooperativa. Na verdade este é o real significado da palavra. Com vimos só nos interessa o segundo ponto de vista. O brasileiro se identifica muito com a desobediência às autoridades e às leis, cada um gosta de fazer as coisas da sua maneira própria, ninguem gosta de ser governado. É neste ponto que a democracia incide a filosofia anárquica.É impossível ter organização sem governo, logo a democracia é impossível de ser vivida. "Governo do povo, pelo povo e para o povo". Este é o conceito de democracia para os norte americanos, na verdade este é o conceito de democracia, só existe democracia norte americana.
III- Governar para o povo Neste terceiro ponto de vista, que não tem nada a ver com os dois anteriores, vemos a expressão correta da coisa. O povo é incapaz de governar, pois isto geraria desordem social, portanto é necessário que alguem governe o povo, mas quem? A democracia não fornece esta resposta. República = ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE UM ESTADO QUE TEM POR INTERESSE, SERVIR AOS INTERESSES COMUNS. PARA ISTO O POVO ELEGE UM OU VÁRIOS REPRESENTANTES PARA EXERCER O PODER E A AUTORIDADE SUPREMAS DURANTE PERÍODO DETERMINADO. Mmmm... Nem tudo está perdido!!! Já que a dona democracia é conhecida tambem como "casa de mãe joana", vamos pedir ajuda a alguem que possa por ordem nesta baderna!!! É aí que entra a república. A república porem tem um sério problema: "servir aos interesses comuns". Me diga o que é que existe em comum entre um homem rico e um pobre? Entre um impotente e um poderoso? Se você respondeu "NADA!!!", você acaba de ganhar um milhão de bólares. Pra não dizer que não existe nada mesmo, vou admitir que existe o interesse em ganhar muito dinheiro sem fazer muito esforço.
É por isto que quando você tira um homem da sociedade e coloca ele na política, ele perde totalmente o contato contigo... Ele deixa de ter coisas em comum com você epassa a etr coisas em comum com as elite. TODA REPÚBLICA É ARISTOCRÁTICA, isto é, para governar tem que ser melhor e para continuar sendo melhor do que o povo, tem que governá-lo. Te deixei em um beco sem saída não foi? Se você quiser sair dele, é melhor você correr atrás do cara em que você votou e começar a cobrar dele, prá pelo menos você não ter um prejuízo total. Agora, se ficares apático e desestimulado, aí é pior, pois a república pode se transformar em uma ditadura sem nenhuma representação popular.

Nenhum comentário: