19.8.06

Presente de Grego

Sistema Democrático:
Na democracia o governante (geralmente membro da aristocracia,ou da nobreza) legisla,julga e administra "os casos de maior importância" com a participação dos cidadãos (vale a pena resaltar que escravos e mulheres não têm direitos políticos aqui), através de plebiscitos (assembléias da plebe). Ora minha gente, ninguem é otário pra pensar que estes cidadãos eram trabalhadores, pois enquanto eles participavam das assembléias alguem tinha que trabalhar né pra botar o pirão na mesa. Esta era a função dos escravos.
Quero salientar com excesso de ênfase, que apesar das decisões mais importantes receberem o referendo dos cidadãos da plebe, quem governava de fato era um monarca, que quando acordava injuriado ou tomava corno da mulher, se retava e baixava a madeira em todo mundo.
Sistema Republicano:
Uma República é uma forma de governo onde um representante, é escolhido pelo publis (povão) para ser o chefe de estado. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre, em intervalos regulares.
A origem da república é a Roma antiga, quando primeiro surgiram instituições como o senado. A palavra república vem do latim Res Publica e quer dizer "interesse do povo". Sendo aqui mais uma vez povo, homens livres. As penalidades por desonrar as leis e as vontades e as tradições populares eram o banimento,ou a morte.

2 comentários:

Unknown disse...

Ciro também é cultura... :)

Você já assistiu a "Clube do Imperador"?

Anônimo disse...

Pelo que vejo esse blog é cheio de indignações políticas, cheio de versões sobre as formas de poder. Confesso que estou um pouco alheia a política,mas andei bem interessada a 4 anos atras, creio que não mudou muita coisa? Sempre duvidei dessa tal democracia, se antigamente ser democrata ela vocês escolhem mas eu decido,hoje tb é, tanto dinheiro roubado que nem ficamos sabendo... quem garante que essa maneira de votos democráticos são escolha do público? isso está me parecendo tão farsa como BBB6.
ADOREI A VISITA
VOLTE.
BEIJOS