11.7.03

W3C

Como falei anteriormente, a espinha dorsal da internet padroniza todo o esqueleto da rede mundial de computadores, tanto a internet que você está usando, quanto a internet 2. Eu defino os usuários de internet em três grupos distintos:

  1. Internautas

  2. Interneteiros

  3. Internetistas



Internautas

São aqueles que usam a rede cotidianamente para bater papo, acessar e-mail, grupos de notícias e outras atividades, mas que não têm a mínima idéia de como tudo isto funciona. Sabem usar os pacotes de programas de escritório e se acham o máximo por saberem disto.

Interneteiros

Estes são aqueles que sabem um pouco mais sobre a rede bem como o funcionamento dos programa que ela contem. São aqueles a quem a mídia normalmente chama de hacker, mas que na verdade não o são. No máximo poderíamos chamá-los de quebradores de senha. Eles enxergam um pouco mais alem do que os primeiros da lista, mas ainda assim não conhecem a mecânica celeste da rede.

Internetistas

São estes aqui que realmente manipulam a rede da maneira como bem entendem e querem, são eles que estão por detrás do World Wide Web Consortium. São os verdadeiros hackers, aqueles que construíram a internet como ela é hoje e como será no futuro.


Se você quiser ser um destes, com certeza você irá acompanhar as determinações sobre a rede e os padrões por ela suportados publicados por estas instituições, alem das publicações da Berkeley a mãe do C e do padrão posix.

Nenhum comentário: