11.6.04

Me Asmas


Interessante, eu acabo de perceber um tipo de asma que ninguem antes havia percebido, a asma existencial. Vejamos primeiro, o que sente um alérgico asmático:
Caracteristicamente, nesta doença os sintomas aparecem de forma cíclica, com períodos de piora. Dentre os sinais e sintomas principais, estão: tosse - que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro). Na maioria das vezes, não tem expectoração ou, se tem, é tipo "clara de ovo";
falta de ar
chiado no peito (sibilância)
dor ou "aperto" no peito
Os sintomas podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite.
Na asma existencial, eu detectei três variações: 1) asma intelectual, 2) asma afetiva, 3) asma social.

1- Na asma intelectual, o indivíduo cansado de tantas baboseiras, tenta "respirar" alguma idéia, ou conceito novo em meio a pensamentos mofados e teorias e práticas ultrapassadas. de vez em quando surgem os gênios desta vertente de asmáticos.
2- No caso da asma afetiva, vemos pessoas carentes, que vivem em um ambiente onde predominam as emoções poluídas e corrompidas. neste ambiente infecto e deletério o asmático afetivo busca encontrar sentimentos puros em meio a tanta degradação. Como em qualquer caso de asma, o contato com o vetor alérgico é a causa do distúrbio. o melhor a se fazer é afastar-se destes locais e habitar em ambientes mais limpos e arejados.
3- A asma social é aquela sensação de que se pode fazer mais do que fazemos atualmente, de que podemos crescer mais do que crescemos. Na verdade isto é uma coisa ótima, desde que a gente não se paralize em uma inércia e falta de atitude que só tende a agravar a situação. O certo mesmo é querer ser melhor do que se é, ao invés de querer ter coisas melhores do que se tem para que as pessoas nos achem melhores do que somos. o crescimento material deve ser consequência do que nos tornamos e não o oposto.



Nenhum comentário: