27.7.06

Moreninho

Eu nem mal cheguei e já encontrei coisas pra criticar... Como se eu não gostasse de fazer isto ainda mais encontrando motivos.
Um amigo meu acaba de chegar da região sul e relatou que após usar a saudação:" diga aí negão ", um negão se irritou e disse que não chamasse ele daquele jeito que era racismo, pois ele era "moreninho". Quando a gente diz que sulista é afeminado há quem não goste. O cara nasce com a cor escura, ora, de fato o cara ou é negro ou descendente, côr verdadeira vai de marrom cocô a preto jaboticaba. A palavra moreno quer dizer: branco de cabelos pretos, logo, todo moreno é branco.
Todos os escravos brancos se misturaram com seus dominadores, mas os negros não conseguem se esconder por causa da cor da pele. Agir como se fossem avestruzes não vai resolver a situação, não adianta mudar o nome da cor para moreninho, ou mesmo dizer que é branco (como ridiculamente alguns negros fazem} imagine que cena ridícula, um cara pretão afirmando e tentando convencer alguem de que ele é branco, a coisa é tão idiota que hoje em dia chamar alguem de negro, ou de preto é xingamento, é por isto que a "raça negra" é e vai continuar sendo inferior.
É uma coisa incontestável de que as feições caucasiana são mais bonitas do que as feições africanas, até mesmo eles concordam com isto. Vai me dizer que cabelos lisos e olhos claros não são mais bonitos do que os comuns olhos castanho escuros? É claro que uma mulher ou um homem branco é muito mais bonito do que um negão zulú-massai. Aprova disto é que a maioria dos negões e negonas usam algum método de alisamento de cabelos e/ou de clareamento de pele para ficar parecidos com os brancos. Geneticamente os humanóides de fenótipo claro superaram aqueles de fenótipia escura e quando você vê um negro bonito é porque ele é misturado com branco. As garotas mais bonitas são as raceadas, ou mesmo as branquinhas... Vai dizer que quando você assiste(ia) malhação você não ficava de olhos nas branquinhas gatinhas? Elas são show de bola né verdade?

6 comentários:

Babs disse...

O preconceito racial brasileiro é curiosíssimo. E o preconceito dos negros com eles mesmos é algo tremendamente inusitado...

Vinnodha O Polêmico disse...

isso é o que mais me espanta babs.

Unknown disse...

Ponto 1 - não é racismo:

Não devemos confundir racismo com preferências pessoais.
Se fulano prefere loiras do que negras, é um problema exclusivo de fulano. E das loiras, é claro. Ora, se ele não tiver o direito de escolher com quem vai se relacionar, estaremos pior do que o século retrasado, onde os pais escolhiam os casamentos dos filhos.

Só haveria racismo se fulano julgasse as negras como incompetentes, repugnantes, inferior, ou qualquer coisa assim pelo simples fato delas serem negras. E a mesma coisa se o fizer com a loira pelo simples fato dela ser loira.

Aliás, vale observar que, por uma questão de isonomia, chamar negro de "neguinho" é tão racismo quanto chamar branco de "branquelo".

Ponto 2 - racismo institucionalizado:

Em geral, não concordo com protecionismo que é imposto. Por exemplo: sistema de cotas. Reservar cotas em universidades para negros e índios é racismo no seu mais puro institucionalismo.

Ora, o cara não deveria ter direito a cotas porque é de raça negra ou índia, mas sim porque é pobre, ou não tem dinheiro pra ter educação de qualidade!

Ponto 3 - auto-racismo:

É fato que muito do racismo explícito hoje é culpa dos próprios negros. No momento em que se brada pela necessidade de auto-afirmação, a própria pessoa se presume ter diferenças.

É só lembrar daquelas camisas "100% negro". Quer forma mais evidente de racismo e segregação do que esta?
Vai um miscigenado um pouco mais caucasiano como eu vestir uma camisa "100% branco", pra ver... É capaz de ir preso.

A única maneira de se extinguir o racismo é se deixar completamente de dar importância a ele.

Vinnodha O Polêmico disse...

exatamente, concordo plenamente. Mas eu só não concordo que branquelo e neguinho sejam formas de xingamento. o mais engraçado é que os negros agem como se os brancos não quisessem que elestambem sejam brancos, eu nunca liguei pra isso em minha vida e não me recordo de tre sido rejeitado por motivos raciais, eu até já fui rejeitado por ser feio, por outro lado eu tambem já rejeitei... Como dizia nosso saudoso Ibrahim Sued: "os cães ladram e a caravana passa".

Babs disse...

Poxa, deviam fazer uma camiseta bem brasileira, do tipo: "Sou 42% branco, 28% negro, 17% índio e 13% outros" ...

Vinnodha O Polêmico disse...

eu sou brasileiro.
como eu sou uma mistura de brancos, índios e negros eu me sinto confortável para falar bem ou mal de qualquer um deles.